segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO
Caetité é local de morada extremamente aprazível, seja pelas temperaturas agradáveis na maior parte do ano, seja, principalmente, pela boa educação de seu povo: aqui no Estado, não conheço outra cidade em que os motoristas parem nas faixas de pedestres; suas festas são animadíssimas, destacando-se a pré-carnavalesca Lavagem da Esquina do Padre. O grave problema por que passa é a falta crônica d'água, debitável à miopia de seus governantes. Sei por ter vivido lá um ano, lecionando e pesquisando na UNEB local, onde deixei grandes amigos. Minha  vida devocional lá também está centrada, no Ilê Axé Dana Dana, de Babá Marcos T'Odé, amigo e líder espiritual.
Notícias assustadoras têm chegado pelo Facebook: foi proibido o consumo de água por causa da sua contaminação por urânio, o que é problema antigo, detectado, ao que sei, nas pesquisas do prof. Artur, que pediu remoção para a UESB de Itapetinga, e publicado no seu A Contaminação das Águas Subterrâneas de Caetité por Urânio.  O governo, desgraçadamente, teima em não fazer nada. Ao contrário, na pessoa de seu líder na Assembleia Legislativa, em vez de tomar providências para amenizar o sofrimento do povo, lança suas diatribes contra as universidades estaduais, quando deveria conhecer os trabalhos científicos por elas desenvolvidos para orientar suas políticas.
Lanço, então, um apelo aos meus escassos leitores, vamos vestir luto pelos atingidos pelo terrorismo no mundo, pelas catástrofes ecológicas provocadas pela ganância em Minas Gerais, mas também pelos nossos vizinhos de Caetité que precisam de água para sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário