DIREITO E PLURALISMO
1. UBI SOCIETAS IBI IUS
2. MUNDO ANTIGO – DIREITO PRÓXIMO DE UMA
SABEDORIA RELIGIOSA
2.1 ENTRE OS POVOS AFRICANOS, CUJA RELIGIÃO A
ANTROPOLOGIA CHAMA DE TOTALIDADE CÓSMICA, NÃO HÁ SEPARAÇÃO ENTRE O DIREITO E AS
DEMAIS DIMENSÕES DA VIDA COTIDIANA, COMO ECONOMIA, RELIGIÃO ETC
2.2 ENTRE OS GREGOS, ARISTÓTELES ESCREVEU A
ÉTICA A NICÔMACO, PROCURANDO SITUAR O CAMPO DO DIREITO E DA JUSTIÇA, DEMARCOU
ESSE CAMPO COM A REGRA SUUM CUIQUE
TRIBUERE
3. NAQUELE MUNDO ANTIGO, O DIREITO ESTAVA MAIS
NAS COISAS E NAS SITUAÇÕES. NO MUNDO DO CAPITALISMO RACIONAL (SEGUNDO WEBER), O
DIREITO CONSTITUIU-SE COMO INSTÂNCIA POLÍTICA, O ESTADO, FORMALMENTE SEPARADA
DAS CLASSES E DOS INDIVÍDUOS
3.1 AS NORMAS ESTATAIS PASSAM A SER O CAMPO NO
QUAL SE IDENTIFICA O ASSUNTO DIREITO.
4. QUEM LEGISLA É O GRUPO SOCIAL DETENTOR DO
PODER, POR ISSO NUNCA HAVERÁ LEGISLAÇÃO CONTRA SUA IDEOLOGIA – NENHUM
LEGISLADOR É SUICIDA
5. MICROLEGISLADOR – LEGISLADOR PARA PEQUENOS
GRUPOS, PARA PARCELAS DA POPULAÇÃO ATINGIDAS PELO PRECEITO LEGAL ORIGINÁRIO.
5.1 A CARACTERÍSTICA DO MICROLEGISLADOR –
DESTINATÁRIO DO MANDAMENTO LEGAL ORIGINÁRIO – PAIS DE FAMÍLIA, PATRÕES,
EMPREGADOS, CARCEREIROS, DETIDOS, PROFESSORES, PADRES, MÉDICOS, PSICÓLOGOS,
ASSISTENTES SOCIAIS, LÍDERES DE BAIRROS, ASSOCIAÇÕES DE DEFESA DE CLASSES
PROFISSIONAIS, ESTUDANTIS ETC.
5.2 O MICROLEGISLADOR DESENVOLVE UMA EXEGESE
ESPECÍFICA PARA SEU GRUPO, CONFIRMA A IDEOLOGIA FUNDANTE DA NORMA ORIGINAL,
ADAPTANDO-A EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO GRUPO E DA CORRELAÇÃO DAS FORÇAS
QUE O COMPÕEM
5.3 O MICROLEGISLADOR PODE DESENVOLVER UMA
TAREFA NORMATIVA QUE CHEGA A DESFIGURAR O TEOR NORMATIVO ORIGINAL,
ULTRAPASSANDO OS PARÂMETROS ESTABELECIDOS, EM DOIS SENTIDOS:
5.3.1 RADICALIZANDO O TEOR NORMATIVO
5.3.2 LIBERTANDO DO CONTEÚDO LEGAL
ESTA É UMA DAS FONTES DO PLURALISMO
NUMA SOCIEDADE COMPLEXA COMO A BRASILEIRA,
OBSERVA-SE, ALÉM DISSO, A EXISTÊNCIA DE COMUNIDADES TRADICIONAIS, COMO
QUILOMBOS, ALDEAMENTOS INDÍGENAS, VILAS DE PESCADORES ARTESANAIS, ONDE EXISTE
UM DIREITO CUJA CRIAÇÃO SE REMETE À ANCESTRALIDADE, DIFERINDO DO DIREITO
ESTATAL
6. O CASO DE PASÁRGADA (JACAREZINHO), ESTUDADA
PELO JURISTA PORTUGUÊS BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Referências
AGUIAR, Roberto A. R. de Direito,
Poder e Opressão. São Paulo: Alfa-Omega, 1980
MASCARO, Alysson Leandro Introdução ao Estudo do Direito. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2011
SANTOS, Boaventura de Sousa O Direito dos Oprimidos. São Paulo:
Cortez, 2014
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